quinta-feira, 18 de abril de 2013

8º ANO


Resumo sobre Globalização
Falar sobre globalização é algo que necessita entendimento, tempo e um pouco de paciência. Porém, não é algo de difícil compreensão, pois a mesma é evidente em nossas vidas, em nossa própria rotina diária. Apesar do fato não ser percebido por diversas pessoas, possuímos práticas que nos adéquam a esse conceito diariamente. Confira um resumo sobre globalização para você ficar antenado sobre o assunto que faz parte do nosso cotidiano.
globalizacao Globalização   Resumo
Ao ligarmos a televisão, ou acessarmos a internet, para manter-nos informados de acontecimentos em qualquer parte do mundo, a globalização mostra a cara. Ela também é evidente quando lembramos que cada um dos produtos utilizados pode ser de uma marca diferente, vinda de qualquer região da terra.
Sendo assim, quando alguém pergunta o que é globalização, pode-se dizer que é o nome dado a toda essa interação que existe entre os países pelo mundo, podendo ocorrer de forma cultural, social, econômica e política. Por isso o nome globalização, por ocorrer em escala mundial, ou seja, global.
processo está diretamente ligado ao sistema capitalista, tendo seu início e seu desenvolvimento ligados ao atendimento das necessidades desse mesmo sistema, ao consolidar-se como maior do mundo, com o declínio do socialismo. À medida que o consumo interno era saturado, a globalização se desenvolvia. O processo beneficiou principalmente os países desenvolvidos, ampliando seu imenso mercado.
Pode-se afirmar que a globalização é o estágio máximo do capitalismo. Sem fronteiras, sem barreiras, usando o mundo todo como mercado, transformando-o em um paraíso para o livre comércio.
globalizacao resumo Globalização   Resumo
Os meios de comunicação são fortes aliados do processo de globalização, pois é através deles que as notícias giram pela terra e os produtos tornam-se mundialmente conhecidos. Também é a partir das inovações nesse segmento que foram e são possíveis as comunicações entre empresas ao redor do mundo inteiro. Meios como a televisão, a internet e o sistema de telefonia são absurdamente importantes para o desenvolvimento da era globalizada.
Navegue pelo site e confira mais temas relacionados a globalização e fique por dentro de tudo que acontece com a globalização no Brasil e no mundo.
Causas e Consequências da Globalização
Este artigo vai para quem está na escola e precisa de ajuda para entender um assunto corriqueiro das aulas de história e geografia. Hoje viemos para falar das causas e consequências da globalização. Se você tem dúvidas nesse assunto e precisa de uma ajuda para estudar esse assunto, está no lugar certo.
globalizacao causas 300x286 Globalização   Causas e Consequências
Como todo bom cidadão informado, você deve estar sabendo que o mundo está numa fase de grande desenvolvimento, tanto tecnológico, como científico, assim como econômico. Apesar desse desenvolvimento ser desigual para algumas nações mais pobres, pode se ver as consequências da globalização em todos eles.
globalização é importante nessa nova realidade, pois ela permite que as pessoas se comuniquem e consiga alcançar várias outras pessoas com muito mais facilidade e eficiência. Estamos passando por um período onde o fluxo de informação é tão grande que seria impossível para uma pessoa comum, absorver todo esse conhecimento que é oferecido, por exemplo, na Internet, onde, a cada milésimo de segundo, uma nova página é criada, como conteúdo que pode ser acessado de qualquer computador com acesso a rede.
globalizacao consequencias 300x214 Globalização   Causas e Consequências
processo de globalização começou quando o ser humano descobriu que poderia se transportar de um continente para o outro, de diversas maneiras. A primeira delas foi através da navegação. Sem a navegação, nenhum de nós hoje sequer saberia da existência de continentes como a Ásia, África, Europa, Oceania, continentes que só tiveram contato entre si durante esse período das grandes navegações, onde se adotou o sistema econômico mercantilista, que foi responsável pelo surgimento da primeira forma de capitalismo, um dos sistemas que mais se beneficia da globalização.
Isso tudo gerou um desenvolvimento desenfreado na economia, ciência e tecnologia da época, mas hoje tem causado diversas consequências trágicas nas sociedades do mundo inteiro. Nações que antes eram ricas e bem organizadas foram destruídas pela globalização, como a África, antes abundante em pedras preciosas e ouro, é hoje um continente pobre e devastado pela miséria, fome, guerra e doenças, que foram trazidas e promovidas pelos europeus, desde a época das grandes navegações até algumas décadas atrás.
Isso sem falar na devastação ambiental causada pela revolução industrial, uma das maiores consequências da globalização. Não podemos considerá-la um monstro, mas a globalização precisa ser bem administrada para que possamos aproveitar seus benefícios e amenizar os seus malefícios.

Um comentário: